domingo, 18 de novembro de 2012

Pré-conceito com preconceito

Preconceito é a palavra mais comum que eu conheço. Todos falam de preconceito como se fossem corretíssimos, sem ter nenhum defeito. Você pode não ter preconceito com negros, mas tem com homossexuais. Você pode não ter preconceito com homossexuais, mas tem com umbandistas. Você pode não ter preconceito com umbandistas, mas tem com evangélicos. Você pode não ter preconceito com evangélicos, mas tem com o pobre. Você pode não ter preconceito com o pobre, mas pode ter com o rico.

Eu poderia escrever uma enorme lista de preconceitos que temos, e sem perceber falamos e julgamos. Nós temos preconceito até com a capa de um livro, uma comida diferente, alguém novo. Por exemplo... ao falar de preconceito pensamos em que primeiro? Negros e homossexuais. Certo? Eu digo á todos que eu não possuo preconceito. Todavia, ao falar nisso já me vem a cabeça o negro e o homossexual. Viu? Isso está introduzido nas nossas cabecinhas ocas. Nosso cérebro já nos liga á esses temas, fazendo um pré-conceito sobre preconceito.

Acredito que temos preconceito com o próprio preconceito. Vamos supor algo muito comum. Um homem é preso por chamar funcionária de "macaca". A mulher de acordo com os seus direitos, dá queixa na polícia e o homem é preso. Sendo totalmente criticado pela sociedade por ter cometido um ato de racismo.

Quando eu vejo uma reportagem dessa, fico demasiadamente atordoada. De fato esse homem está errado, conforme a ética. Porém, o preconceito dele nada mais é que um resultado, de algo que impuseram em sua cabeça há séculos atrás, e que até hoje não só ele, mas todos nós possuímos essa deficiência. É como se fosse um material radioativo, que leva gerações a gerações para se transformar. Podendo se tornar em algo bom ou ruim.

Ao assistir um episódio desse, de racismo, vejo dois lados. O da justiça, e o do humano. Pois como já dizia Rousseau - "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe". Esse homem nasceu "bom", porém ele foi induzido a pensar que negros são inferiores. Muitas pessoas se libertaram desse pensamento, contudo muitas ainda estão aprisionadas, e não podemos repreende-las e sim compreende-las, vendo que se elas ainda permanecem com esse pensamento, sinal que ainda estão em processo de "descontaminação".

Obs,: A menininha loira de olhos azuis da imagem representa o preconceito de perfeição, beleza. Acreditamos que o preconceito somente se refere a exclusão social, todavia, existe também o da beleza perfeita. Onde costumamos caracterizar o belo sendo loiro, olhos claros e magro.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto e as ideias colocadas. Além de perceber um enriquecimento em seus textos, comparando os que li tempo atrás e os atuais. Até citações de outros autores vem servir de companhia a leitura.

    Ou será que estou tendo preconceito a quem escreve com um texto mais popular, menos enriquecido na gramática e vocabulários e sem citações?

    Pode até ser, mas há de compreender, que o importante no preconceito é como achar a solução para dar um jeito. Pois diferente de não te-lo, é mais agradável reconhecê-lo, e "auto-concertar" esse perfil, para que assim tornemos mais gentil.

    Claro, gentil conosco também. Pois acabamos sendo influenciados por alguém. Então temos que retirar essas raízes, para assim, com nossa originalidade, vivermos felizes.

    Ass.: Dj Mib B-)

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom
    Gostei
    Um texto bom para mim é aquele que prende o leitor a querer ler até o final para saber como que vai terminar.
    Gostei bastante
    Texto claro, objetivo e vai no foco do assunto.
    Parabens
    :)
    ass: Grazielle de Souza Lima

    ResponderExcluir