domingo, 18 de novembro de 2012

Pedra

Ultimamente tem crescido muito a quantidade de usuários de drogas no Brasil. O consumo de crack, por exemplo, vem aumentando de forma desordenada no Rio de Janeiro. Mais especificamente em madureira, e algumas áreas da Avenida Brasil, que são os locais que eu frequento, e tomo como ponto de partida.
Usei o crack como exemplo, porque esse post não se refere exatamente ás drogas, e sim ao desleixo tanto do governo, quanto da sociedade em relação á isso.

Certa vez, sentada no ônibus indo para o colégio, me encontrei sem perceber olhando para o jornal do rapaz que sentava á minha frente. Após ler o assunto fiquei perplexa com o termo usado no jornal para se referir aos usuários de drogas.



Cracudo. Esse é o pior neologismo que eu conheço. Os usuários de crack são pessoas totalmente abandonadas. A maioria deles são crianças, que não tiveram oportunidade na vida, não sabem o que é estudar, dormir, comer, brincar e principalmente amar.

Ninguém vê que eles são vítimas? Ou fingem não ver? Sim, vítimas! Eu nunca fui assaltada por um usuário, talvez por isso posso não achá-los meros "pivetes". Mas também não sou mãe/pai e tenho o desejo de tirá-los dessa vida.

Um jornal popular usar esse termo só piora as coisas. Quando eu li "cracudo" não vi o humano. Apenas a droga. É a coisificação... eles são considerados a droga em si. No caso do crack, a pedra. As pessoas que utilizam essa droga perderam o seu valor humano. É como se já estivessem em um processo irreversível.
Por que ninguém chama o usuário de cocaína de chincheiro no jornal? O mesmo com a maconha (maconheiro) dentre outros que com certeza existem, porém não tenho o conhecimento. Pedra é o coração de quem os enxerga como "crackudos".

A negligência por parte do governo e toda a sociedade é preocupante. Todos sabem que esses usuários estão aumentando, e nenhuma proposta bem organizada fora feita, muito menos realizada. Esse problema não é apenas de segurança pública mas como também de saúde.

Não podemos continuar com essa simulação, de que estamos bem ao passar ao lado de um usuário de crack ao nosso lado. Não podemos continuar com medo de olhar essas pessoas. Não podemos continuar a fingir de que está tudo bem e que não podemos fazer nada... Pois podemos sim... Vamos tirar a pedra do caminho dessas pessoas. Será benéfico tanto para elas, quanto para a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário