sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Lucas Gama

Ontem a noite Deus recebeu um anjo. Para mim, Deus o recebeu hoje. Como eu estava em período de prova, minha família resolveu não contar, pois ficaram com medo de me fazer muito mal, ao ponto de não realizar o exame bem.
Descobri da pior forma que o meu amigo faleceu. Olhando o facebook... Fiquei sem reação. Eu sabia que ele estava doente, muito doente. Queria de verdade visitá-lo, mas infelizmente eu estava passando pela pior fase da minha vida. Vê-lo do jeito em que se encontrava seria talvez o ponto final para a minha depressão.
Tentei ir visitá-lo, mesmo sabendo que iria doer muito em mim... contudo por alguns probleminhas não deu. Achei que fosse um sinal, que realmente aquilo me faria mal... Acreditando piamente que ele conseguiria sobreviver e depois explicaria para ele... Pois o Lucas sabe que eu sou amiga dele, que eu o amo muito, e sabia também que eu já não estava bem.

Deus sabia que a nossa amizade era verdadeira. Colocou o Lucas no meu caminho duas vezes para que nos enxergássemos. Estudamos na Escola Municipal Gil Vicente, nos falávamos, porém não muito. Deus viu que não fora o suficiente e fez com que nos reencontrássemos mais uma vez. No Colégio Estadual Souza Aguiar.   Esse último colégio era distante de nossas casas... Morávamos em realengo, e o colégio se situava no centro da cidade. Eu fui estudar lá, por ser a escola de ensino médio menos pior das públicas... E ele se não me engano, era porque um outro colega nosso também iria para lá, todavia, foi morar em Cabo Frio.
Não me esqueço de forma alguma quando eu o vi passando pelo corredor do colégio... Me espantei e fui correndo conferir se era ele realmente. Graças a Deus era o Lucas...
Começamos a ir para casa/escola juntos, todos os dias... E a cada dia que se passava eu me encantava mais por ele. Amigo, bonito, inteligente, engraçado, generoso... Um amor de pessoa! De verdade.

Nós nunca saberemos o que é melhor ou pior para a outra pessoa. No começo, eu achava que viver talvez não seria o melhor para ele. Mas Deus veio em sonho me mostrar que sim, que ele iria viver e que seria muito feliz. Sonhei com ele e a irmã, que eu os encontrava na sorveteria, bem próximo onde eles residem. Ele estava alegre, muito alegre, e quando eu o vi feliz, chorei emocionada.
Depois disso parei de pensar daquela maneira. E passei a ter fé, e me oferecer para ajudá-lo assim que viesse para casa.

O Lucas era uma das poucas pessoas mais ingênuas, e boa de coração que eu conhecia. É uma pena ele ter partido... Mas mesmo estando profundamente triste, eu sei que foi o melhor. Sem dúvida alguma! Ele está com Deus... Ele está com Jesus... Ele está no melhor lugar do mundo. Agora só nos resta orar para que ele fique ainda melhor.

Na última vez que a gente se falou, marcamos de nos encontrar, porém, exatamente no final de semana que nos encontraríamos aconteceu o acidente. E até hoje não nos vimos mais. Sei que um dia eu ainda o verei, não sei a onde, mas o verei. Minha amizade, meu carinho, e o meu respeito por você Lucas, é eterno. Que Deus lhe acompanhe, e meus sinceros pêsames á família Gama.

Letícia Marques 23/11/2012 20:11:00

domingo, 18 de novembro de 2012

Pré-conceito com preconceito

Preconceito é a palavra mais comum que eu conheço. Todos falam de preconceito como se fossem corretíssimos, sem ter nenhum defeito. Você pode não ter preconceito com negros, mas tem com homossexuais. Você pode não ter preconceito com homossexuais, mas tem com umbandistas. Você pode não ter preconceito com umbandistas, mas tem com evangélicos. Você pode não ter preconceito com evangélicos, mas tem com o pobre. Você pode não ter preconceito com o pobre, mas pode ter com o rico.

Eu poderia escrever uma enorme lista de preconceitos que temos, e sem perceber falamos e julgamos. Nós temos preconceito até com a capa de um livro, uma comida diferente, alguém novo. Por exemplo... ao falar de preconceito pensamos em que primeiro? Negros e homossexuais. Certo? Eu digo á todos que eu não possuo preconceito. Todavia, ao falar nisso já me vem a cabeça o negro e o homossexual. Viu? Isso está introduzido nas nossas cabecinhas ocas. Nosso cérebro já nos liga á esses temas, fazendo um pré-conceito sobre preconceito.

Acredito que temos preconceito com o próprio preconceito. Vamos supor algo muito comum. Um homem é preso por chamar funcionária de "macaca". A mulher de acordo com os seus direitos, dá queixa na polícia e o homem é preso. Sendo totalmente criticado pela sociedade por ter cometido um ato de racismo.

Quando eu vejo uma reportagem dessa, fico demasiadamente atordoada. De fato esse homem está errado, conforme a ética. Porém, o preconceito dele nada mais é que um resultado, de algo que impuseram em sua cabeça há séculos atrás, e que até hoje não só ele, mas todos nós possuímos essa deficiência. É como se fosse um material radioativo, que leva gerações a gerações para se transformar. Podendo se tornar em algo bom ou ruim.

Ao assistir um episódio desse, de racismo, vejo dois lados. O da justiça, e o do humano. Pois como já dizia Rousseau - "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe". Esse homem nasceu "bom", porém ele foi induzido a pensar que negros são inferiores. Muitas pessoas se libertaram desse pensamento, contudo muitas ainda estão aprisionadas, e não podemos repreende-las e sim compreende-las, vendo que se elas ainda permanecem com esse pensamento, sinal que ainda estão em processo de "descontaminação".

Obs,: A menininha loira de olhos azuis da imagem representa o preconceito de perfeição, beleza. Acreditamos que o preconceito somente se refere a exclusão social, todavia, existe também o da beleza perfeita. Onde costumamos caracterizar o belo sendo loiro, olhos claros e magro.

Pedra

Ultimamente tem crescido muito a quantidade de usuários de drogas no Brasil. O consumo de crack, por exemplo, vem aumentando de forma desordenada no Rio de Janeiro. Mais especificamente em madureira, e algumas áreas da Avenida Brasil, que são os locais que eu frequento, e tomo como ponto de partida.
Usei o crack como exemplo, porque esse post não se refere exatamente ás drogas, e sim ao desleixo tanto do governo, quanto da sociedade em relação á isso.

Certa vez, sentada no ônibus indo para o colégio, me encontrei sem perceber olhando para o jornal do rapaz que sentava á minha frente. Após ler o assunto fiquei perplexa com o termo usado no jornal para se referir aos usuários de drogas.



Cracudo. Esse é o pior neologismo que eu conheço. Os usuários de crack são pessoas totalmente abandonadas. A maioria deles são crianças, que não tiveram oportunidade na vida, não sabem o que é estudar, dormir, comer, brincar e principalmente amar.

Ninguém vê que eles são vítimas? Ou fingem não ver? Sim, vítimas! Eu nunca fui assaltada por um usuário, talvez por isso posso não achá-los meros "pivetes". Mas também não sou mãe/pai e tenho o desejo de tirá-los dessa vida.

Um jornal popular usar esse termo só piora as coisas. Quando eu li "cracudo" não vi o humano. Apenas a droga. É a coisificação... eles são considerados a droga em si. No caso do crack, a pedra. As pessoas que utilizam essa droga perderam o seu valor humano. É como se já estivessem em um processo irreversível.
Por que ninguém chama o usuário de cocaína de chincheiro no jornal? O mesmo com a maconha (maconheiro) dentre outros que com certeza existem, porém não tenho o conhecimento. Pedra é o coração de quem os enxerga como "crackudos".

A negligência por parte do governo e toda a sociedade é preocupante. Todos sabem que esses usuários estão aumentando, e nenhuma proposta bem organizada fora feita, muito menos realizada. Esse problema não é apenas de segurança pública mas como também de saúde.

Não podemos continuar com essa simulação, de que estamos bem ao passar ao lado de um usuário de crack ao nosso lado. Não podemos continuar com medo de olhar essas pessoas. Não podemos continuar a fingir de que está tudo bem e que não podemos fazer nada... Pois podemos sim... Vamos tirar a pedra do caminho dessas pessoas. Será benéfico tanto para elas, quanto para a gente.

sábado, 22 de setembro de 2012

Qual o sentido da vida?

Ultimamente, a minha cabeça tem andando muito agitada. Não sei se é porque eu amadureci, se é por frustração. Não sei mesmo! Toda hora me vem um milhão de pensamentos, envolvendo toda a minha vida em questão de segundos. Meu passado, meu presente e o meu futuro... Sinto uma dor no coração que eu não faço a mínima ideia de onde ela vem. É uma coisa sufocante, que me agoniza, até que eu começo a chorar.

Certamente, um dos motivos que me fez ter essa impotência com a vida é o capitalismo. Eu sempre soube a maneira que o capitalismo funcionava. Entretanto, eu, manipulada perfeitamente, não via a verdadeira problemática. Desde que esse modelo foi implantado, a individualidade e a ganância só veio aumentando, deixando todos nós cada vez mais supérfluos. Qual o meu verdadeiro valor? Quem sou eu? Não vejo mais o ser humanoo poder que esse ser humano tem.

Antes o meu maior sonho era ser bem sucedida... E o que vem a ser bem sucedida no Ocidente? Ter família (o marido, filho pequeno, filha adolescente rebelde), um trabalho "decente", um carro, um cachorro, e uma casa linda. APENAS! Se você tiver tudo isso até os seus 30, 40 anos... você é considerado uma pessoa feliz! Agora me diz... Onde entra o ser humano? Cadê os verdadeiros valores? Você é o que você TEM... E não o que você realmente É! Não sei se eu fico feliz ou triste em conseguir enxergar isso...  Pois conseguindo perceber tudo isso, a vida passa a não ter mais sentido. Pois se você for apenas o que você "é", você não é NADA nesse mundo. Enfim...

Ando em uma luta constante entre o meu eu interior e o meu eu exterior. Eu já me achei, já me encontrei, contudo ainda me vejo dando alguns deslizes.  Por exemplo, EU, LETÍCIA INTERIOR, quer ser de verdade uma simples bióloga que viaja conhecendo o mundo culturalmente. Já a LETÍCIA EXTERIOR quer dinheiro, para comprar sapatos caros e maravilhosos, roupas deslumbrantes, celular com Instagram, notebook, tablet, carro, e tudo que houver de desnecessário para uma pessoa. Como eu havia dito, eu já me encontrei, porém não sei me controlar! Se eu vou no shopping, e vejo uma roupa linda na vitrine, eu fico triste por não ter dinheiro para comprá-la. Logo após eu me sentir triste, eu fico mais triste ainda por ter achado aquilo legal, sabendo que aquilo não é legal e sim fútil...

Parece que eu estou totalmente maluca, mas eu nunca me senti tão lúcida em toda a minha vida. De fato estou realmente desequilibrada... Mas estou me esforçando cada vez mais para trazer a minha harmonia de volta junto com a clareza, a minha mais nova amiga. Espero que você consiga obter essa visão, pois você é uma pessoa e não um objeto!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

FORA EDUARDO PAES


O futuro do Rio de Janeiro está em nossas mãos. Reparei que muitos jovens
não estão sendo manipulados pela mídia, pois o próprio facebook, está mostrando as safadadezas feitas pelos políticos que nós elegemos. Porém os nossos pais, infelizmente ainda são manipulados! Peço para que todos conscientizem os seus familiares á não votar no Eduardo Paes! Ele é ridículo. Nossos pais ficaram hipnotizados com as obras feitas por ele, as clínicas da família etc. Contudo, isso é apenas uma maquiagem... Não podemos deixar que nossos pais permaneçam nesse estado de hipnose!

Acoooooooooooordaaaaaaaa papai e mamãe, o Eduardo Paes fez essas clínicas... Mas onde estão os médicos? Cadê os remédios? Por que ocorre TANTA reclamação nos hospitais municipais? Por que existem pessoas nos corredores? Por que pessoas morrem na fila para um atendimento? POR QUE O RIO FICOU COMO O PIOR ATENDIMENTO NA SAÚDE?! E essas Os's? Que só servirão para desviar mais dinheiro público.



O Eduardo Paes não quer saber de nós, cidadãos...Ele quer saber do capitalismo, ou melhor, ele quer ajudar mesmo as empresas e não ao povo carioca. 
O nosso atual prefeito gasta mais com propagandas eleitorais do que com a gente! Ele tem o total apoio da mídia, e de muuuuuuuitas empresas! 

Por favooooooorr! Abra os olhos dos seus familiares, converse com eles... Não deixe que o Rio caia nas mãos desse cara novamente! 








FOOORA EDUARDO PAAAAAAAAAAAAES!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aquela menina.... Sabe não?

Sabe aquela menina, que sempre que pode te ajuda? Que te dá cola quando você pede? Que tenta ser a filha mais perfeita da mãe? Que tem uma telepatia incrivelmente bolada com a sua melhor amiga, cocozenta? Que é muito escrota? Que é educadíssima? Que é inteligentíssima? Que odeia quem ajuda a estragar o planeta? Que detesta criança mal educada? Que tem várias famílias de consideração pelo mundo? Quem tem mó pezão? Que chora ao ver uma criança dizendo obrigada? Que o seu humor fica de acordo com o humor dos seus amigos? Que quer muito, muito vencer na vida, por isso, estuda igual uma VEGETA? Que morre de saudade dos amigos que estudaram com ela, ou que foram morar em outro país, ou algo parecido? Que tem nojo de pessoas bêbadas? Que adora os animais? Que tem um anjo especial? Que mora mal, mas mora bem? Que zoa quem mora na baixada? Que é preta? Que divide roupa com a melhor amiga? Que tenta fazer de tudo para haver paz no mundo? Que ama filosofia, biologia, e história? Que não gosta de português, muito menos de inglês? Que anda sempre sorrindo? Que fica na net sem fazer porra nenhuma? Que briga pelos seus ideais? Que é feliz com o pouco que tem? Que ama seu nome ? Que chama a irmã de Testuda? Que ama a sua família? Que joga futebol? Que tem dois times? Que é flamenguista de alma, e botafoguense de corpo? Que odeia em demasia a política? Que come só caldinho de feijão?  Que é magrela? Que tem um sorriso encantador? Que dança bem a pampa? Que só dorme na cama da mamãe? Que vive, e ama Ilha de Paquetá? Que corre pra caralho? Que ás vezes, tem um jeito moleque? Que já fez parto de gato e o caralho? Que come muito, e nem engorda? Que ainda vai apanhar na rua por causa de deboche, junto com a sua amiga? Que tem uma lixeira dentro da mochila, porque é uma cidadã ecológica? Que geral zoa de diversos apelidos, com o sufixo do seu nome (tícia) Pretícia, Zulutícia, Afrotícia e etc? Que seu nome significa alegria? Que é grata por Deus? E bonita por natureza?
Enfim, se você não sabe, essa é LETÍCIA !!!


esse post estava nos meus rascunhos, eu o fiz no dia 01/08/10.
Infelizmente, muita coisa mudou... Principalmente esse amor
próprio, que está mais que evidente nesse post. rs
Em breve postarei minhas frustrações :/